Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, em Campina Grande (Foto: Reprodução)
Começam nesta segunda-feira (27) as atividades escolares do Regime Especial de Ensino para os alunos da rede estadual de educação da Paraíba. O regime foi estabelecido diante da suspensão de aulas presenciais como medida restritiva que visa conter a disseminação do novo coronavírus na Paraíba, e vai vigorar por todo o período em que as aulas presenciais estiverem suspensas.
Os professores passaram por treinamento na última semana para que as aulas pudessem ser iniciadas nesta segunda.
O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, explicou que “dada a excepcionalidade, percebemos a necessidade de, durante o regime, desenvolver atividades pedagógicas que considerem o currículo escolar, como também o momento que vivenciamos atualmente. Por isso, serão baseadas em grandes eixos que promovem novas formas de trabalhar as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas por todos os estudantes da Rede Estadual”.
Ferramentas utilizadas
A Secretaria disponibilizou a plataforma online ‘Paraíba Educa’ (https://paraiba.pb.gov.br/paraibaeduca) , que reúne todas as informações sobre Regime Especial de Ensino, assim como os recursos educacionais, documentos legais e pedagógicos norteadores, além de promover o contato direto entre estudantes, professores, gestores e a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT).
Além da plataforma Paraíba Educa, também serão utilizados os seguintes recursos:
Google Classroom: Trata-se de uma plataforma virtual para aulas online, que serão organizadas pelas próprias escolas. Esta ferramenta será incorporada pelas turmas devidamente matriculadas na Plataforma SABER da SEECT.
Aplicativo Paraíba Educa: Permitirá o acesso dos estudantes e professores ao Google Classroom e à Plataforma SABER.
Videoaulas: A SEECT vai disponibilizar uma grade de programação para todas as etapas de ensino a ser exibida em canal aberto em diferentes regiões do estado.
Redes sociais: Serão ferramenta de interação entre equipes escolares, estudantes e famílias em grupos oficiais das turmas criados por cada escola. Também serão utilizadas para o envio de roteiros de atividades estruturadas para as famílias e estudantes.
PARAÍBA EM DEBATE

Comentários
Postar um comentário